BELEZA NATURAL - Liana Melo
A história da rede de cabeleireiros que levantou a autoestima das brasileiras. “O legado de Zica vai além dos empregos que ela gera. Passa por um propósito muito mais profundo, pela autoestima de todo um povo que não contava com serviços de beleza especialmente voltados para ele e que agora se sente atendido, com a categoria e a classe que merece. O Beleza Natural é uma inspiração para todas nós, mulheres.” - Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza. Garra e determinação pavimentaram o caminho da carioca Zica Assis, ex-empregada doméstica que durante anos testou misturas caseiras para controlar seus cabelos rebeldes. O preconceito marcou sua infância pobre, mas foi responsável pela grande virada em sua vida: depois de inúmeras tentativas frustradas, ela descobriu a fórmula que transformava fios crespos em cachos sedutores. Filha de porteiro, Leila Velez cresceu na zona Sul do Rio, convivendo com a riqueza sem jamais se sentir diminuída. Com espírito empreendedor, soube aproveitar cada pequena oportunidade. Aos 14 anos, começou a trabalhar no McDonald’s e, dois anos depois, tornou-se a mais jovem gerente da rede de fast-food. O encontro dessas duas mulheres fortes só poderia gerar resultados extraordinários. Zica queria tornar sua fórmula acessível a todas as brasileiras. Entusiasmada, Leila abandonou seu emprego para se associar a ela. As duas contaram ainda com Rogério – namorado de Leila e irmão de Zica – e Jair, marido de Zica, que vendeu o único bem que possuía, um Fusca 1978, para financiar o primeiro salão do Beleza Natural. O sucesso foi instantâneo. As clientes esperavam horas para tratar os cachos com o Super-Relaxante criado por Zica. Para agilizar o processo, Leila teve a ideia de adaptar o sistema de linha de produção do McDonald’s – tratando cachos em série e vendendo autoestima. Com um faturamento de 250 milhões de reais em 2014 e a meta de chegar a 120 lojas até 2018, o Beleza Natural transformou-se em um dos 10 principais casos de empreendedorismo do Brasil na última década. Mais do que um exemplo de sucesso, esta é uma história emblemática de como a dificuldade, a pobreza e o preconceito podem motivar grandes transformações, não só pessoais como sociais. O sonho de Zica e seus sócios virou realidade porque nasceu de um ideal maior: valorizar a beleza natural da mulher, oferecer um serviço de qualidade e eliminar as barreiras da discriminação.
Detalhes do produtoASIN : 8568377068Editora : Sextante; 1ª edição (19 novembro 2015)Idioma : PortuguêsCapa comum : 208 páginasISBN-10 : 9788568377062ISBN-13 : 978-8568377062Dimensões : 22.6 x 15.4 x 2.2 cm
Detalhes do produtoASIN : 8568377068Editora : Sextante; 1ª edição (19 novembro 2015)Idioma : PortuguêsCapa comum : 208 páginasISBN-10 : 9788568377062ISBN-13 : 978-8568377062Dimensões : 22.6 x 15.4 x 2.2 cm